sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mordidas

 



Mordidas



Não é raro encontrar queixas de pais que, ao buscarem seus filhos na escola os encontram mordidos
por algum coleguinha. Geralmente são crianças pequenas, que estão aprendendo a dividir seu espaço
com outras crianças da mesma idade.
Nesse período estão aperfeiçoando seus sentidos e agora fora dos cuidados dos pais e precisando
dividir a atenção dos adultos com outras crianças.
Não é fácil para os pais assimilarem essas mordidas sem mágoa ou indignação de alguém, que não se
conforma com a situação ao ver seu filho tão desprotegido, agora marcado pelos dentes de um colega
Tão desagradável quanto, é a situação dos pais da criança que morde. E assim uma cascata de 
cobranças começa em cima da escola, por não ter profissionais suficientes. E se tem, não estavam
atentos aos ocorridos.
Vale lembrar que as crianças estão em fase de amadurecimento e consequentemente estão aprendendo
a exteriorizar suas angustias; medos, frustrações, anseios e descobertas.
Através do sistema nervoso central começam a elaborar o tato, o olfato, o paladar, a visão, e a audição
Consequentemente com as novas descobertas aprendem a usar as mãos, os dentes, como instrumentos
de defesa. Numa fase anterior, talvez tenha sido o choro o instrumento mais usado para marcar a
atenção.
Não é fácil para a criança aprender a conviver com outras crianças da mesma faixa etária, que também
disputam atenção.
A mordida faz parte dos mecanismos de defesas mais primitivos do homem. Quando ele não consegue
outra forma de comunicação, ou explorar o ambiente da forma que lhe agrada é possível que use esse
artifício para marcar seu espaço. Cabem aos pais, professores, não supervalorizarem a mordida em si,
e sim as causas que levaram uma a morder, e a outra a permitir ser mordida.
Quanto à escola, sabendo que está engajada com crianças que estão na fase de dividir, interagir. E se
para nós adultos isso já não é tão simples, imagine para uma criança. É necessário trabalhar de forma
lúdica pedagógica os sentidos, os gostos, o afeto e a divisão de espaço necessária para uma boa
convivência.
Acredito ainda, que os pais devam ficar cientes que isso é um fato comum nas salas de aula onde
convivem crianças que estão ainda em fase de amadurecimento do Sistema Nervoso Central. Elas
experimentam as reações dos outros através de suas ações e conseqüências. Os adultos necessitam usar
de coerência e não supervaloriza a mordida. Muitas vezes, crianças que mordem na escola são crianças
mais possessivas que querem atenção exclusiva, filhos únicos, filhos de pais que estão em processo de
separação, ou ainda crianças que estão com irmãozinhos recém nascidos em casa. De alguma forma
ele precisa extravasar suas angustias e ansiedades. Como ainda não tem um repertório de vocabulário
eficiente para comunicar-se utilizam o mecanismo da mordida como manifesto.
Um trabalho em grupo, com argila, onde se trabalha a função da boca, dos dentes, da língua, da saliva,
dos lábios, etc., acaba sendo um instrumento pedagógico bastante eficaz. Desta forma ele vai assimilar
as funções e consequentemente o professor vai poder interpretar melhor a conceito interior de seus
conflitos internos.
A questão da mordida deve ser trabalhada dentro da escola. E as causas das mordidas precisam de uma
avaliação mais minuciosa entre os pais e a equipe pedagógica, para juntos reconquistarem a harmonia
entre os pequenos, os pais e a escola.Vale lembrar que somos todos inocentes, tanto a criança que
agride através da mordida, expressando seus conflitos internos, quanto à criança que não aprendeu
seus mecanismos de defesas. Os pais que entram em angustias ao defenderem seus pequenos, quanto à
escola que depara com essa situação e muitas vezes se sente impotente ao receber o rótulo de
negligente. A coerência entre os adultos é a melhor forma de suavizar esses pequenos conflitos diante
da vastidão de angustia do mundo dos adultos.
(*) Albertina de Mattos Chraim – Psicopedagoga do La Vie Centro de Revitalizaçãoalbertina@lavie.com.br

2 comentários:

  1. Nós, professores, temos sempre que administrar todos os lados - os pais, os amiguinhos e a própria criança - e saber que é uma fase que vem e que passa e que faz parte do desenvolvimento da criança...
    Sendo que às vezes dá uma vontade de dar uma mordidinha neles... rsrsrsrs... brincadeirinha! Mas eu posso falar porque já não estou mais nas salas de aula, mas sei muito bem o que é isso e nos deixa piradinhas... rsrsrs
    Abraços

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  2. Ana, se tiver publicado algo que não esteja do seu gosto, avise-me, estou passando por uma situação complicada no momento. pode falar que eu não vou ficar chateada afinal vc tem me ajudado muito.
    Suas matérias são muito interessantes. Se gostar de alguma do meu site pode publicar sem problemas amiga.
    Ontra hora por e-mal eu te conto o que está acontecendo. Bjs.

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